3 motivos para amar a lente 50mm


Eu comprei minha Nikon D5000 no ano passado e quem gosta de fotografia e pesquisa bastante sabe que ela vem com uma lente super básica (mas muito versátil), a 18-55mm.
Aprendi a fotografar com essa lente e já fiz fotos que eu gosto muito com ela. Até fotos de shows e sem flash como esta aqui e esta outra.

Mas a gente tem que evoluir, né?
E como evoluí profissionalmente depois de comprar a 50mm 1.8.
Aí sim comecei a fazer ensaios fotográficos e acabei investindo em outros equipamentos, mas a cinquentinha não sai da minha mochila. Mesmo usando muito a 24-70mm e a 70-200mm, a 50mm é a minha preferida e ela só vai ser substituída pela 50mm 1.4, que pedi pra um amigo me trazer de NY :)

Mas porque eu amo tanto essa lente?
Vou dar 3 motivos pra vocês entenderem essa paixão (e amarem também):

#1: A 50mm é uma lente clara
Mas o que isso significa?
Bom, cada lente tem uma abertura máxima do diafragma, e essa abertura é medida em números f. Quanto maior o número, mais escura é a lente, ou seja, menor é a abertura dela e consequentemente menos luz irá "entrar". Complicado? Eu também achava, mas existe uma ilustração que deixa tudo mais fácil de compreender.


Olhe como na última imagem só se vê um pontinho pequeno de abertura. Menos luz será captada pelo sensor da câmera com uma abertura f/11.
Claro que se pode compensar a abertura com a velocidade do obturador (que é o tempo que o obturador ficará expondo o sensor à luz). Por exemplo, na fotografia abaixo eu deixei a abertura em f/16, mas deixei o sensor exposto à luz durante 8 segundos e o resultado foi esse:

Long exposure
Letícia Sally Fotografia
#2: A 50mm tem uma enorme profundidade de campo
WTF?
Vamos lá. Todos sabem o que é foco né? Pois então, a profundidade de campo que vai me dizer o quanto um objeto que está perto ou longe do meu objeto principal poderá ficar desfocado ou nítido (quem não ama fundo desfocadão?)
A 50mm me dá esse desfoque graças à sua abertura (f/1.8). A foto a seguir é um bom exemplo disso. A lente está focada e o resto totalmente fora de foco:
Letícia Sally Fotografia

#3: A 50mm 1.8 é uma lente barata
Esse é um ótimo motivo para amar essa belezura!
Essa lente tem o melhor custo-benefício do mercado e pode ser encontrada por R$400 aqui no Brasil. No eBay você a encontra até por menos de U$100.

Eu super desfocada e minhas 50mm da Pentax
Com minha Sony DL-2000. Foto tirada à noite com a 50mm 1.8

E aí, entenderam porque amo a minha cinquentinha?

You Might Also Like

12 comentários

  1. Adorei! Só aumentou minha vontade de ter um reflex HAHAH

    Amei seu blog,
    Beijos.

    fotografosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua explicação... super didática ;)

    ResponderExcluir
  3. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE consegui um tempinho para vir comentar e logo nesse post!! faz alguns meses que comprei a minha cinquentinha e estou apaixonada!!! as fotos ficam tão lindas!! eu sou louca pra conhecer outras lentes.. depois fala mais um pouco sobre as suas outras??
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Cinquentinha é puro amor, né :)
    Boa ideia, Ana, vou preparar mais posts sobre outras lentes!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. O inveja boa desse blog lindo e dessa suas câmeras e dessas lentes !!
    Adorei tudo aqui :3

    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Amei amei amei! Tava precisando ler esse post, sabe?
    Ganhei uma câmera profissional mas ainda não sei usar bem.. Tô tentando e aprendendo aos poucos, mas quando eu encontro uns posts assim como os seus parece uma luzinha no meu caminho, sabe? Hahaha tudo fica mais fácil e lindo! Obrigada! Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que bom que te ajudou, Zaza!
    Vou escrever mais posts sobre fotografia :D

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. Meu sonho é ter uma camera profissional, mas por enquanto esse sonho vai ficar pro ano que vem. Você ja fez post falando sobre a compra da sua Nikon? Porque eu to sempre pesquisando preços e lojas pra comprar uma..
    Se quiser fazer mais post dando dicas e mostrando suas fotos, eu vou adorar :D hahah.

    beijos =*
    http://saialistrada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Vou preparar um post falando sobre escolha de câmeras. Hoje em dia está mais fácil comprar do que na época que eu comprei a Nikon.
    Que bom que estão gostando dos posts sobre fotografia, fico muito feliz :)

    ResponderExcluir
  10. Proporciona fotos linda mesmo. ^^
    Bjs

    http://pudimengorda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre fico viajando na maionese quando falam sobre lentes de camêra :X Gostei do post. Espero conseguir logo comprar minha camêra :) xx

    http://dreamslostinme.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Se a vontade ter já era imensa, com esse post então. Meu pai que tem e ele faz ótimas fotografias com a cinquentinha xodó dele, quase uma segunda filha ele diz kk em breve comprarei a minha haha
    ps: adorei seu blog e claro que estou seguindo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories