3 coisas que atrasam a nossa vida


Quando eu acordo, o primeiro pensamento que passa pela minha cabeça é: "o que eu tenho que fazer hoje?". Fico uns dez minutos na cama ainda, tentando descobrir por onde começar.
Pois é, eu gostaria de pensar "oh, que dia lindo!" ou então "ah, olha só os pássaros me dando bom dia". Mas não, minha vida é corrida e eu nunca tenho pensamentos fofos quando acordo. Na verdade eu até sonho com todas as minhas responsabilidades do dia, pirem.
Essas questões me fizeram refletir sobre minha saúde e meu estado emocional atuais, e não tá nada bom pro meu lado. Por isso eu fiz uma lista de coisas que atrapalham a minha vida de ser tranquila nesse sentido.
Vamos ao que interessa. Lembrando que não sou psicóloga ou qualquer outra coisa do tipo e tudo que escrevo aqui foi aprendido com a vida mesmo, com minhas experiências e minha visão do mundo.

1. Falta de prioridades
Quando você acha que todas as coisas que você tem que fazer são igualmente impotantes, você não vai conseguir decidir por onde começar, pode acabar fazendo tudo de uma vez e, no final das contas, nada fica pronto nem resolvido.

Solução: Faça uma lista e numere o que precisa ser feito o quanto antes. Marque os ítens que podem esperar um pouco e coloque na cabeça que se não der para resolver estas últimas coisas, isso não fará diferença para hoje. Elas podem virar prioridades amanhã, então desencana!

2. Tempo mal aproveitado
As vezes queremos tanto terminar nossas responsabilidades no dia, que nos esquecemos de ter um tempo de qualidade para refrescar a mente, descansar, espairecer para continuar renovados. Isso é um grande mal e pode causar problemas de saúde como LER, no caso de ficar muito tempo digitando, por exemplo, ou problemas de estômago quando não nos alimentamos na hora certa, na quantidade certa e nem alimentos saudáveis.
Sempre quando penso em tempo, me lembro do filme "About a boy", ou "Um grande garoto", em português. Lá, o personagem de Hugh Grant divide as atividades do dia em "frações de tempo". Cada fração tinha meia hora, então ele poderia, por exemplo, gastar três frações de tempo na academia, uma fração de tempo vendo televisão, quatro frações de tempo lendo, e assim por diante.

Solução: Estabeleça frações de tempo para cada ítem da sua lista. Por exemplo, a atividade prioritária do dia pode ter mais frações de tempo que o segundo tópico e assim por diante. A cada uma hora, pare um pouco, dê uma volta de 5 minutos, alongue o corpo, beba água e, a cada três horas, lembre-se de se alimentar.

3. Falta de tempo de qualidade
Em meio a tantos afazeres, nos esquecemos que temos relacionamentos para cultivar, sono para colocar em dia, músicas boas no iPod esperando para serem ouvidas, etc. Isso pode causar um estresse emocional muito grande a longo prazo. Nos casos mais graves isso pode até desgastar casamentos e relacionamentos familiares.
Ainda na mania de comparar tudo com filmes, em "O diabo veste Prada", Nigel, o personagem de Stanley Tucci, diz: "Só me avise quando sua vida pessoal virar fumaça. Quer dizer que será promovida."

Solução: A vida não é só trabalho. Sou contra aquela ideia de "ahhh, quando eu aposentar poderei aproveitar a vida". Quem te garante isso? Quem garante que você vai estar vivo até lá? Ou as pessoas que você quer aproveitar a vida junto?
A vida é aqui e agora. Não levamos nada material quando partimos daqui. Então viaje, passeie, ria, chore junto, ande de mãos dadas, durma abraçado, veja o sol se pôr, veja o sol nascer, dance na chuva. Seja "brega". Seja feliz com quem importa para você.

É isso, pessoal. Acho que a gente pode deixar a vida mais leve, mesmo com tanta correria e tantas responsabilidades.
Vamos fazer isso dar certo. A gente consegue :)
Beijos e até a próxima!


You Might Also Like

4 comentários

  1. Sou tão enrolada com meu tempo. Sempre acabo me enrolando pra fazer as coisas e acabo fazendo tudo em cima da hora e com pressa! Acabo ficando com a cabeça cheia, estressada e com o cabelo caindo. HAHAHA.
    Ótimas dicas! Vou tentar seguir pra ver se resolvo meu problema com o sr. tempo.

    Beijos ;*
    mihmihmih.com

    ResponderExcluir
  2. Ha concordo com todos os itens. Agora estou mais relaxada, sem trabalhar e já formada. Mas mesmo cuidando da casa e estudando para concurso, fiz uma rotina e a cada 1h de estudo paro 15 min para relaxar! Isso ajuda demais, e claro, como Nutri, me alimento a cada 2 horas, mas calma que nem tudo é perfeito ne?
    Esse ultimo topico me fez pensar que muitos pensam errado, eu mesma quero sempre aproveitar a vida, seja lendo livros ou a toa mesmo.. Amei esse tema *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. só li verdades haha


    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories