Criei o meu blog, e agora?


Oi, pessoal!
Hoje o post é especial para uns 3.829.102 leitores que me mandaram mensagem imbox no facebook (e alguns emails também) me fazendo a mesma pergunta: "Acabei de criar um blog, você pode me dar dicas?".
Ok, não foram 3.829.102, mas foram muitos. Gente suficiente para eu ter que criar esse post, que muitas blogueiras já fizeram. Mas como vocês sabem bem, quando me perguntam, eu respondo!

Então vamos lá! Criei meu blog, qual o próximo passo?

#1: Escolha um bom layout:

Essa é uma parte difícil, porque seu layout tem que dizer algo sobre seu blog.
Tente fazer a si mesmo essas perguntas: "Sobre o que eu vou falar?" "O que parece comigo?" "O que eu gosto, que cores e que fontes?".
Depois é só procurar algum grátis por aí ou criar o seu próprio layout a partir de um modelo. Alguns templates bonitos e grátis para Blogger:


#2: Compre um domínio:

Isso é muito importante! Blogs com domínio próprio dão uma impressão de mais cuidado, dedicação e profissionalismo ao seu blog.
Custa muito pouco e você só renova depois de 1 ano! Eu paguei R$20 no meu pelo registro.br e ele passou de www.sheandsally.blogspot.com.br para www.sheandsally.com.br. Bem melhor, não?

#3: Não copie:

Nunca copiem conteúdo de outros blogs ou sites. Isso é feio e vai fazer com as pessoas não te visitem mais.
Seja autêntico e poste coisas que você entende e que tenham a ver contigo. Se você não entende de moda não faça um blog de moda, pelo amor de Deus!

#4: Não use apenas fotos encontradas no Google:

Gente, não custa nada tirar suas próprias fotos para ilustrar um post, ok?
Você pode não ter uma câmera profissional, mas com certeza tem uma compacta ou um celular. Use-os e faça seu próprio conteúdo!
Ah! E claro: se usar uma fotografia de outra pessoa, coloque os créditos e o link de onde a tirou!

#5: Se dedique:

Não faça um blog se você não vai ter tempo para atualizá-lo. Quando passei a dedicar todas as manhãs para o blog, meus visitantes se manteram constantes e fiéis.
Elabore posts com tempo e cuidado e deixe sempre um de reserva, para quando precisar ficar mais de dois dias sem postar.

#6: Não poste apenas por postar:

Não faça postagens sem conteúdo nenhum apenas para constar que postou. Se você não tem nada a dizer, não publique nada!
Produza conteúdo interessante, se inspire em outros blogs com o mesmo tema que você, veja o que seus leitores andam comentando sobre o que você escreve e comece a olhar mais à sua volta. Sempre vai encontrar algo legal para compartilhar com outras pessoas, confie em mim!

#7: Divulgue seu blog:

Depois de ter feito tudo isso, crie uma página só para seu blog no Facebook. Depois de ter feito isso, divulgue posts novos na sua página pessoal, mas só se o conteúdo estiver de acordo com os interesses dos seus amigos da rede social. Ah, e não faça spans. Isso é chato e as pessoas ficarão com raiva do seu blog ao invés de gostarem dele.
Divulgue uma vez ao dia nas suas redes sociais e duas vezes na fanpage, com imagens e "iscas" diferentes (a legenda da foto que vai despertar a atenção dos leitores ou não).

Espero ter ajudado vocês!
Se tiverem mais alguma dúvida, podem me perguntar nos comentários que prometo respondê-los, como sempre!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Otimas dicas, ajudou muito afinal quando criamos um blog ficamos totalmente perdidas por onde começar e o que fazer kkk
    Beijosss
    Blog; http://todammimada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHHAHAHA, Sally, na parte da divulgação, lembrei dos comentários nada a ver que aparecem no meu blog, claramente, são só para divulgação do blog da pessoa que comentou. Lembro de um fato engraçado: postei uma resenha de um perfume e a pessoa comentou "Nunca vi esse perfume mas o cheiro é ótimo"... Oi (?) haha. Eu fiquei sem entender, sério. Ri muito pq era a única coisa a se fazer no momento, rs. Adoro seu blog e sempre que tem postagem nova, eu realmente entro para ler! Sou sua leitora fiel =)

    www.perspectivacriativa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia comentar exatamente isso. Acho que span é uma das coisas que mais estragam os blogs - além da falta de foco. É preciso responder a uma pergunta simples "Por que fiz meu blog? Qual meu objetivo?". Se seu objetivo for, nem que 1%, ter fama na Internet e mirar em blogueiras famosas para seguir os passos dela... esquece. É um assunto complicado, mas acho que o básico para blogar é, ao menos, estar interessado né? Ler MESMO outros posts e comentar SE achar interessante e tiver algo a dizer!

      Vanessa Dias, do Sabor Absinto l saborabsinto.com.br

      Excluir
  3. ótimas dicas... obrigada!!

    http://correcamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como sempre você arrasando nos posts! Não tem como não gostar do seu blog <3
    Mês que vem já vou providenciar o domínio do meu :D

    www.clicksdanay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal!! :))
    Acabei de criar meu blog e gostei das suas dicas, estava me sentindo meio perdida, hehe.
    Obrigada!

    http://lemonteaplease.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas Sally :D
    Gostaria de saber se você sabe de um site pra comprar o domínio onde não precise ser .com.br, mas que possa ser apenas .com
    Beijosss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories