7 Motivos para assistir "Boyhood"


Foram nos últimos dias de 2014 que assisti ao melhor filme do ano. Para mim, pelo menos. Bom, para mim e para mais um monte de gente, inclusive grandes críticos do cinema.
Hoje, 11 de Janeiro de 2015, Boyhood foi o principal vencedor da 72ª edição do Globo de Ouro e eu não vi oportunidade melhor do que essa para indicar esse filme para vocês.
Quem já assistiu à triologia "Antes do amanhecer", "Antes do pôr-do-sol" e "Antes da meia noite" não pode deixar de ver! Ninguém melhor que Linklater para desenvolver diálogos tão bons, sutis e que nos prendem o tempo todo. Separei 7 motivos para meus queridos leitores assistirem Boyhood com olhos, mente e coração bem abertos!

#1: Porque o filme foi gravado em 12 anos!


Sim, 12 anos!
O diretor Richard Linklater juntava todo o elenco no verão e filmava durante 3 ou 4 dias. No final foram 39 dias de gravação. Isso é tão incrível que só por esse motivo você já deveria assistir. Mas tem mais!

#2: É um filme sobre a vida


Durante quase 3 horas de filme (que eu nem percebi, porque estava curtindo muito!) o filme narra a história de um menino, sua infância, relação com os pais, mudanças, adolescência difícil e tudo o que pode acontecer realmente na vida de alguém.

#3: Muitas referências de épocas marcantes


Durante todo o longa você vai se identificar com algo. Seja uma música que foi moda em algum ano específico, um livro muito famoso sendo lançado, aquele jogo que você era viciado e jogava o dia inteiro com seus amigos de infância, etc.

#4: Das duas uma: ou você já foi emo ou conhecia alguém que fosse


HAHAHAHA! Pode parecer engraçado, mas é uma referência bem forte no filme, algo que ficou bem na moda entre 2006 e 2007. Eu fui, não minto. Mas convenhamos que foi uma fase difícil e eu não sinto orgulho dessa parte da minha vida :P

#5: A trilha sonora é ótima!


O diretor do longa disse que metade do orçamento do filme foi para as músicas que compõem a trilha sonora. É muito direito autoral de muito cantor/banda grande, gente!

#6: Você vai se ver no filme em algum momento


Como eu já falei lá em cima, é um filme que poderia ser a vida de qualquer um! O personagem principal é a minha versão masculina, só pode ser!

#7: Te faz pensar e ter mais vontade de viver


Essa é a cena final do filme, em que Mason, o personagem principal, tem um diálogo com uma nova colega, que diz "talvez não sejam as pessoas que aproveitam os momentos, mas os momentos que aproveitam as pessoas". Essa frase ficou na minha cabeça muito tempo, martelando e me dando uma sensação diferente de tudo que eu já senti no final de qualquer outro filme.
Você está ali, vendo o personagem crescer de verdade e passar por tanta coisa, que automaticamente vai encaixando sua vida aos momentos do longa. A última aparição da mãe de Mason é um tapa na nossa cara. "Eu achava que teria mais. Mas é só isso. A próxima etapa é o meu velório!", diz ela.
No final você pensa: "Durante todo esse tempo, o que foi que eu fiz? Eu estou onde queria estar? Onde deveria estar? O que vou fazer daqui pra frente?"

Boyhood não é um filme que estamos acostumados à assistir, aqueles no estilo mais "Hollywoodiano" possível.
Não! Essa é uma obra de arte. Explora a vida e o ser humano, que na sua maior simplicidade (e ao mesmo tempo complexidade) não depende de nenhum artifício que os façam ser mais interessantes. 

Não existe um "clímax", você não vai chorar horrores, nem rir até a barriga doer. Não consigo encaixar Boyhood em nenhuma categoria cinematográfica, porque é um filme único, carregado de muita sensibilidade e que tem a vida como enredo.

No final eu só conseguia pensar que ficaria mais 3 horas ali, assistindo Mason ficar bem velhinho!

You Might Also Like

15 comentários

  1. Escreveu tudo o que eu penso, e olha que esse filme ainda dá pano pra muuuuita manga!
    Não sei se fico esperando uma continuação ou fico querendo que ele continue sendo um filme único, awn. ♥
    Acho que foram as 3 horas seguidas mais aproveitadas assistindo alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Só de saber que o filme foi gravado em 12 anos foi motivo suficiente para querer ver. Acho que hoje mesmo ou no proximo final de semana vou ve-lo haha. Deve ser perfeito.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Estou com este filme na calha. Acho o conceito delicioso. Ainda não tive foi tempo para o ver. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse post, pretendo assistir ao filme com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Me convenceu!
    #partiuassistir!
    hahaha
    Adorei
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Depois que li o 1° motivo, os seis restantes foram para reconfirmar que preciso assistir esse filme. Adoro indicações de filmes e você fez de uma maneira simplesmente perfeita. Adorei o post! :D

    Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Eu quero assistir, aqui no serviço, todo mundo já falou dele. Ansiosa.

    ResponderExcluir
  8. Eu ouvi falar muito bem desse filme, só não sabia que tinha 3h acho que vou ter que adiar um pouco a assistida :~

    Vêm visitar o blog?
    Aproveita e participa do Sorteio
    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. o primeiro motivo é o principal, é o que me faz ter vontade de ver. mas adorei todos os outros tbm e quero assistir em breve!!

    www.maryricci.net

    ResponderExcluir
  10. Já estava querendo ver Boyhood, e esse post só me deu amis vontade!
    Sério, não sabia que o filme foi gravado em 12 anos, que babado!
    Ai gent, eu tava tendo arrepios com o que você falou! SIM VOU VER, e vejo hoje ainda! Nossa, sério, obrigado, você me deu o impulso necessário pra ver o filme!
    - um monte de estrelas

    ResponderExcluir
  11. Me convenceu no primeiro! Com certeza vou assistir!

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
  12. Esse filme entrou pra minha watchlist no momento em que descobri que ele levou 12 anos para ser produzido. Curiosidade master!
    (Também sou louca pra assistir essa trilogia do Ethan Hawke com a Julie Delpy!)


    Agora v4i mandou beijócas!
    https://agorav4i.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Escutei por alto sobre esse filme, sobre ter demorado 12 anos pra ser produzido, mas não procurei saber mais.
    Sua resenha ficou fantástica! O que me convenceu completamente de assisti-lo foi "Essa é uma obra de arte. Explora a vida e o ser humano, que na sua maior simplicidade (e ao mesmo tempo complexidade) não depende de nenhum artifício que os façam ser mais interessantes.".
    Quero assistir JÁ!
    BJKS -meerx
    http://candysailor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse filme, confesso, mas seus motivos me fizeram querer largar tudo e assistir agora mesmo. Então, hoje mesmo, acho que assistirei.

    http://paulaaraujoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories