ABC da Fotografia: Câmera "Full Frame" ou "Cropada"?


Depois de muitas perguntas sobre esse assunto, cá estou eu atualizando o projeto que eu mais amo!
Sei que tinha dito que o eBook iria estar disponível no começo do ano, mas depois eu achei melhor completar com mais conteúdo antes de publicar! Então não, eu não me esqueci/desisti. Só estou querendo fazer o meu melhor pra vocês!

Então vamos direto ao assunto e a pergunta que não quer calar!

O que é uma câmera full frame?

Na nossa era digital não usamos mais filmes para fotografar. No lugar deles, as câmeras digitais tem um sensor, que captam as fotografias e as enviam para seu cartão de memória, falando de grosso modo.
Existem vários tipos de sensores e de muitos tamanhos diferentes. O sensor é o que vai definir a qualidade da sua foto, então prestem bastante atenção nesse assunto e deixem de lado o vício por maiores megapixels.

Não vou me aprofundar muito aqui exatamente pelo fato de estar escrevendo para o ABC da Fotografia, que é direcionado para iniciantes. Então vou tentar ser a mais clara possível e vou dar uma resumida, ok?

O sensor que nossas câmeras DSLR tem se chama CMOS. O que difere de câmera para câmera é o tamanho desse sensor.
O padrão que temos para medir é o do filme de 35mm. Sendo assim, um sensor full frame (inteiro) tem o mesmo tamanho do filme 35mm. O sensor cropado (cortado) é menor.


Mas o que isso influencia na prática?


O tamanho do sensor influencia diretamente no campo de visão que vamos ter.
Quando eu postei aqui sobre a minha câmera e a comparei com a minha câmera anterior, eu mostrei dois exemplos pra vocês e vou repetí-los aqui.

Nas duas fotos a seguir eu utilizei a mesma configuração, mesma lente e distância. Ou seja, apenas troquei o corpo da câmera:

 Foto com a Canon 6D e lente 40mm

Foto com a Canon 60D e a lente 40mm

Podemos observar que a foto feita com a Canon 6D (full frame) tem um maior campo de visão. Eu consegui fotografar a mesa inteira e uma grande parte da parede. Já na segunda foto, feita com a Canon 60D (sensor cropado 14.9 x 22.3 mm) parece que foi dado um zoom ou que a câmera estava mais próxima à mesa. Mas não. As duas fotos foram feitas com as câmeras exatamente no mesmo lugar, porém, a fotografia feita com a câmera de sensor cropado parece bem mais fechada no objeto, ou seja, um menor campo de visão.

O que acontece se eu usar uma lente comum em uma câmera full frame? E se eu usar uma lente full frame em uma câmera comum?


Sim! Existem lentes full frame também! Elas são fabricadas para serem usadas com câmeras que "enxergam" um campo de visão maior. Quando utilizamos lentes comuns em câmeras full frame, uma borda preta irá aparecer em todas as fotos.
Isso acontece porque as lentes comuns foram feitas para serem usadas em câmeras com menor campo de visão. Quando colocadas em uma câmera com um grande campo de visão, a lente não consegue mostrar esse campo inteiro, criando essa borda preta.

Ok, Sally. Entendi. Agora dá a sua opinião de qual é melhor, a full frame ou a cropada?


Minha resposta sempre é essa: depende do que você vai fazer!
Eu demorei bastante para comprar uma full frame, mas fiz isso exatamente quando eu senti a necessidade. Para quem trabalha profissionalmente fazendo ensaios publicitários e até casamentos eu acho que a full frame é melhor pela qualidade e nitidez que ela dá quando a foto é ampliada.
A diferença das duas é quase imperceptível quando vemos a foto pelo computador. Existem fotógrafos que fazem fotografias maravilhosas com câmeras de sensor cropado e existem "fotógrafos" que usam uma full frame e o resultado é desastroso.
Tudo depende de quem está operando o equipamento. É o que eu sempre falo aqui.

Por isso acho tão importante compartilhar essas teorias com vocês. Adoro ver o interesse verdadeiro de muita gente que busca estudar e compreender sobre o assunto antes de sair clicando por aí.

Fotografia é algo a ser estudado seriamente e com muito carinho. Envolve arte e sensibilidade, mas também envolve física, matemática, química, geometria e tem uma história por trás.

Isso é tudo por hoje, pessoal! Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco desse assunto tão complicado à primeira vista, mas que depois que a gente aprende fica facinho, facinho!
Um beijo e até a próxima!

Fiquem ligados na página do meu projeto "ABC da Fotografia" e não percam os próximos temas! Leia também os assuntos anteriores clicando aqui!


You Might Also Like

1 comentários

  1. Adoro fotografia, apesar de não ser muito boa com fotos :(
    Queria ter mais criatividade para compor fotos, acho que tudo vem do jeito como você olha determinada coisa, lugar ou pessoa. Através disso você pode abordar de jeitos diferentes né?

    Gostei da dica, estou procurando uma câmera fotográfica e vou prestar atenção nisso quando escolher.

    Blog Discutindo Moda

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories