Dicas para fazer autorretratos


Assim como eu, sei que todos vocês que lêem o blog ainda não tiveram a oportunidade de ser um "super star" com direito à fotógrafo particular. Acertei? HAHA
Pois bem, principalmente nós blogueiros, uma vez ou outra, precisamos de fotos nossas para alguma postagem especial ou simplesmente para atualizar o "Sobre Mim".
Pensando nisso, resolvi compartilhar como eu faço para me fotografar sozinha.
Vamos lá!

• Primeiramente: não vivo sem tripé!


Se você não tem um tripé, tente ajustar a altura em cima da mesa com livros ou caixas. Isso é essencial, porque o lugar onde você vai colocar a sua câmera deve ser seguro de quedas e deve estar na altura certa para que você apareça na foto. Repito: cuidado para não apoiar sua câmera em lugares que ela possa escorregar e cair! Por isso indico que você tenha um tripé. Existem modelos bem baratinhos e que já quebram um galho!

• Escolho um lugar bem iluminado. Perto de uma janela, por exemplo.


Não que seja uma regra. Mas fotografia no grego é fós (luz) grafis ou grafê (pincel ou estilo), ou seja, "desenhar com a luz". No final das contas, você não terá uma fotografia sem alguma fonte de luz. Sendo assim, aproveite lugares bem iluminados para obter grandes resultados :)
Acho a luz que entra pelas janelas incrível, porque ela é difusa (suave). Para retratos funciona muito bem.


• Aproveito a falta de iluminação natural para fazer uma luz criativa:


Nessa foto eu desliguei a lâmpada do quarto, coloquei uma luminária atrás de mim e usei o LED do celular à minha direita para iluminar metade do rosto.


• Uso duas lentes para me fotografar. Se você usa (ou está prestes a comprar) uma câmera com lentes intercambiáveis e não entende muito do assunto, saiba que a escolha da lente é muito importante.


Já vi muitas blogueiras que tem câmeras incríveis e lentes boas quererem trocar tudo por uma câmera e lentes iguais a de uma blogueira famosa, sendo estas inferiores a que elas possuem!
Acho isso um absurdo, porque elas estão com a faca e o queijo na mão. Só não sabem como usar.
A lente 50mm 1.8, por exemplo, sempre é comentada por quem a tem. É realmente uma lente incrível e barata, mas ela é muito fechada. Para se ter uma foto de corpo inteiro com essa lente é necessário ficar bem longe de quem está fotografando.
Então, dica importante: não compre algo só porque alguém famoso tem sem pesquisar antes se vai ter boa serventia para você, ok?
Eu vou comentar agora sobre as duas lentes que eu uso para fazer meus autorretratos. Afinal, esse é o foco desse post.


Canon 24-105mm, f/4, série L:
Essa é a lente que eu mais uso. Eu não tenho muitas e essa me supre em várias situações diferentes, principalmente nos autorretratos, pois nos 24mm eu tenho um plano mais aberto e consigo fotos de corpo inteiro facilmente. Já nos 105mm eu tenho um close muito legal com o fundo desfocado mesmo com abertura fixa em 4. Sem contar que a nitidez dela é sensacional.


Canon pancake lens 40mm, 2.8:
Essa é a nova queridinha. Pequena, barata e maravilhosa!
Ela chegou a pouco tempo e ainda estou no processo de perceber diferenças entre ela e a 50mm. Mas uma das coisas que me deixou muito feliz é que eu não preciso mais ficar tão longe da câmera para estar focada na distância mínima. Depois faço um post só sobre ela explicando direitinho.
Para autorretratos eu a uso para fotos em plano médio, ou seja, da cintura pra cima. Uso principalmente quando quero desfocar o fundo.


• Penso fora da caixa. Tento ser criativa o suficiente para aproveitar mais o espaço do meu quarto, por exemplo. Uso reflexos, enquadramentos e ângulos diferentes, faço montagens... sei lá!



Espero que tenham gostado e que ponham as dicas em prática. Adoro ver as fotos de vocês!
PS: prometo que voltei de vez a postar com frequência! Vou gravar vídeos e fazer blogagem coletiva com outras blogueiras :)
Aguardem!

You Might Also Like

23 comentários

  1. Adorei o post... me interesso por fotografia e acho interessante, mas não acho que precise de uma câmera com mais de uma lente, dá pra fazer fotos legais com câmeras compactas, usando efeitos diferentes, como mexer no iso, usar o macro e etc. Não que SABENDO USAR duas lentes diferentes não fique ótimo, mas acho que não precisa ir tão longe pra uma foto bacana!
    Adorei mesmo o post.
    Beijão

    frescurasdemulherzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Não precisa ter uma câmera dessas para fazer fotos lindas!
      Falei sobre as lentes porque, como eu escrevi no post, tem muita gente que tem câmera com lente intercambiável e quer saber que tipo de lente funciona melhor para essa situação :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei sua dica, eu vivo me contorcendo para os autoretratos, ontem mesmo fiquei com dor nas costas para ficar tirando foto dos péssss....hahahahahahaha Blogueira faz de tudo!
    Eu quero comprar um tripé!Minha câmera não é pro, mas é semi, não sei usar metade de seus recursos, para mim estar mais do que bom para as minhas necessidades....
    Beijos
    Seguindo!
    Blog: www.millamirandah.com
    Fanpage: curtir aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é! HAHAHAH
      Que legal que você tem uma semi! Fuça bastante ela, você vai ficar impressionada com a quantidade de recursos que ela tem :)

      Excluir
  3. Nossa, que dica hein. Amei mesmo. Apesar de não ter muito problema com isso. Só que amei. Adorei a parede verde. Acho que vou pintar uma parede do meu quarto de uma cor assim. E amei sua segunda foto. *----------* ameeei . Beijo




    http://libertywalks2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paredes coloridas são ótimas para fotografar! *-*
      Super indico!
      Obrigada pela visita! <3
      Beijos

      Excluir
  4. Gostei muito das dicas!!! Faz tanto tempo que não faço autorretratos. kkkk Assim que entrar de férias vou tentar fazer e já usar tuas dicas. beijos,
    http://distanciacerta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo!
      Depois coloca o link aqui! Adoro ver as fotos de vocês :)
      Beijinhos

      Excluir
  5. adorei as dicas e achei seu blog muito organizadinho, já estou seguindo! antes eu usava varias caixas pra tirar minhas fotos, mas hoje em dia também nao vivo sem tripe , me dá muito mais opções de poses. adoro

    http://bygarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do blog *-*
      É, caixas ajudam muito, mas tripé é mais seguro e dá mais opções pra gente :) haha!

      Excluir
  6. Nossa, dicas muito boas... não entendo nada de fotografia e lentes...e vc explicou de um jeito bem simples ^^
    Beijos!
    Blog Toda Brilhosa

    ResponderExcluir
  7. "penso fora da caixa". Sally, vc ta fora da cainha faz tempo... asuaoisuoiausas. Mas ta, adorei esse post. Vc arrasa :)

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Letícia! Dicas muito valiosas para quem está entrando no mundo da fotografia. Vou fazer uma pergunta "um pouco amadora" o que você acha das câmeras superzoom para quem está querendo melhorar um pouco mais na fotografia, mas não tem pretensões profissionais?

    :)
    http://sesobrarpapel.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito legal vc comprar uma superzoom!
      Elas são muito boas. Dá pra fazer fotos incríveis com uma dessas!

      Excluir
  9. Amei e ANOTEI todas essas dicas! Preciso voltar a fotografar, antes eu só sabia fazer isso e parece que depois que eu ganhei uma camera um pouco melhor (há quase dois anos) nunca mais fiz nada de legal com ela.
    Você só usa Canon Sally? Eu estou querendo comprar uma lente nova pra minha Nikon, mas sempre que vou ler a respeito delas, fico confusa e estou enrolando até hoje :~
    Me dá um help depois uahauha

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Jess <3
      Eu usava Nikon antes! Que lente está querendo comprar?
      Talvez eu possa te ajudar *-*

      Excluir
  10. Ai adorei as diiicas, mas eu tenho um namorado/fotografo particular viu? HAHAHA
    Mas ainda preciso comprar um tripé, muito útil!

    ResponderExcluir
  11. o efeito da primeira foto fez com photoshop? ahhhh sempre sonhei com uma foto assim :3

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas!
    Meu tripé é meu melhor amigo hehe
    Beijos, sucesso.
    http://pandainvertido.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Letícia, amei teu blog, estou tão feliz que encontrei um lugar para sanar várias dúvidas.
    Olha só, eu quero começar a gravar vídeos pro blog.
    Quero uma lente stm pela comodidade de não precisar ficar focando sozinha e gastando tempo.
    Vi que a 40mm tem um preço bom, mas vi algumas pessoas afirmando que ela não é boa pra vídeo, pois faz barulho, não entendi, pois se é stm não deveria fazer barulho algum.
    Poderia por favor me tirar esta dúvida??

    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories