Look de fotógrafa


Eu já estava pensando em fazer um post assim há algum tempo. Quando comecei a fazer eventos eu pesquisei possíveis looks para fotografar e foi bem difícil encontrar.
Dessa vez tenho um motivo chato para postar sobre esse assunto. Vou começar contando que eu estava assistindo uma palestra de um fotógrafo corporativo, o Leo Neves, e ele falou sobre o preconceito que ele sofreu por parte de alguns possíveis clientes dele por casa do seu jeito de vestir e também pela barba que ele cultiva. Bom, é claro que ele descartou esses clientes, pois a aparência dele é questão de gosto e isso não interfere em seu trabalho final.
Se passaram algumas semanas desde a palestra do Leo e eu nunca imaginaria que isso aconteceria comigo! Mas, tamdam! Aconteceu.
Sim, euzinha aqui sofri preconceito pela forma que me vesti em um evento (não citarei qual) totalmente descontraído e, detalhe: durante a tarde! A alegação para o cancelamento do próximo evento, no qual eu já havia reservado a data e recusado dois outros eventos era de que eu não estava de preto e que fotógrafos devem usar roupa de fotógrafo (?).

Ok, o que é roupa de fotógrafo? Terno brega e apenas traje social? SOCORRO! Não quero viver nesse mundo não. Pára esse bonde aí que eu tô descendo!
Nunca tive reclamação com as fotos entregues, só com minha vestimenta mesmo (risos frenéticos).

ATUALIZAÇÃO (18/03/14): Eu havia postado que estava usando essa roupa na qual fotografei abaixo. Eu estava, mas durante a viagem (o evento foi em outra cidade) eu coloquei uma blusa de meia-manga porque é frio dentro do ônibus. Cheguei, tirei a blusa de meia-manga estampada e fiquei com a regata preta das fotos abaixo, mas começou a chover e a esfriar, então voltei a colocar a blusa e fui para o evento. Isso não muda os fatos nem o sentido do post. Tive que atualizar porque, além de tudo, agora eu também fui chamada de mentirosa.
Explicado? Voltemos ao post original!

Contada a minha dramática historinha, revelada a minha indignação, postarei as fotos com a roupa que eu uso para fotografar.

























A maneira como me visto depende totalmente do local, do clima da cidade, do nível do evento, se o traje é social ou esportivo, se é um casamento, se é um aniversário infantil, etc.






















































E assim eu me visto em um evento social ou em um casamento. Também não sou sem noção, né? Uso terninho também, cabelinho arrumado e às vezes eu nem uso delineador nem batom quando a igreja dos noivos é tradicinal.

Assim eu termino esse episódio. A Julia Petit postou 3 looks lindos no blog dela para inpirar fotógrafas modernas! Enjoy.

Quero a opinião de vocês sobre o assunto!!!

You Might Also Like

12 comentários

  1. Eu acho q se a roupa do prestador de serviço é tão importante pro cliente, na assinatura do contrato ele deveria deixar claro o que espera. Pq assim, vc enquanto prestadora de serviço, poderia se preparar de acordo ou simplesmente agradecer e cair fora. Agora fica a pergunta: o q o clienre, no seu caso, entende como a roupa adequada? E existe isso de roupa adequada? Ó dúvida cruel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó dúvida cruel! [2]
      O fotógrafo deve ter o bom senso de ir de acordo com o evento que ele foi contratado para cobrir. Mas e quando o seu bom senso é diferente do que o cliente acha que é a roupa adequada? Minha mente dá um nó! HAHA

      Excluir
  2. Linda demais voce!!
    Eu nem sabia que existia roupa apropriada para fotografar..
    é preciso estar bem vestido.. que estranho!!
    poderia fazer uma pesquisa sobre isso e ideias de looks também *-*


    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Ta contratada <3 oauisoiuaoiauisuas vemk
    As pessoas sempre me olham, mas era mais por causa da cor do cabelo mesmo rs

    ResponderExcluir
  4. ahazou! hahah e valeu a dica..


    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca imaginei que pudesse existir esse tipo de preconceito, na verdade quase ninguém repara muito na vestimenta dos fotógrafos, eu inclusive não reparo, quero mesmo é ver o resultado final do trabalho e só.
    É uma pena ter pessoas que pensam dessa forma, talvez seja porque você é bonita demais e iria ofuscar alguém, porque a sua roupa está o mais normal possível.
    Beijos.
    www.danielices.com

    ResponderExcluir
  6. Amei seus looks, principalmente com o chapéu ♥-♥
    Sempre fotografo, mas só ensaios, e nunca tive problema com isso, mas acho complicado esse assunto também.

    http://daycunhaleonel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo Sally! Acho que só poderiam implicar se, sei lá, você estivesse com um micro vestido, ou algo assim, roupas que de fato pudessem interferir no evento - fazendo um noivo, por exemplo, olhar mais pra vc do que pra noiva -ahhahahahaha
    Imagino a raiva e revolta que você sentiu por ter sofrido esse preconceito tosco. E não me diga que eles vieram aqui no teu blog dizer que você estava mentindo? Só o que faltava mesmo. Cliente assim você manda beijinho no ombro. haha Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Letícia, quando o Héber me contou do acontecido fiquei com raiva dupla. Uma porque preconceito é ridículo por si só e pronto, outra ... vc sabe porque! kkkkk (Afff que vontade de estrangular esse povo!) kkkkk Agora fiquei com raiva tripla, porque vc estava super "comportadinha" e a blusa estampada deve ter dado um toque ainda mais especial, ao look. Que inclusive está bem dia e absolutamente profissa! kkk Já tinha comentado com meu esposo o quanto era ridículo alguém receber o serviço pelo qual pagou, no mais alto nível de competência e dar uma desculpa esfarrapada dessa para dispensar o profissional. Porque esse lance da roupa só pode ser uma desculpa (aliás melhor que seja, do que se for mesmo uma idiotice de preconceito ainda mais sem sentido). Mas você já superou, leve para casa a história e o resto, o resto é só resto mesmo! Ah! Tava aqui pensando ... talvez vc estava bonita demais para o evento. (Hummm melhor parar por aqui, porque inveja é pior até que preconceito...) kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Achei sua roupa super adquada, esse povo que fala demais. Na verdade preciso de uma ajuda, tenho um trabalho para tirar fotos se uma peça de teatro, como devo ir vestida? Calça preta( mas sem ser social), um sapatinho não muito formal e não sei como teria que ser a blusa, será que está adequado?

    ResponderExcluir
  11. Depende do evento em alguns 15 anos e infantis e formaturaa viu de calça, regata, bota ou sapatilha ja em um casamento não da pra ir assim ai eu ja uso um look maia social um saltinho ja fui até de vestido longuete so em infantil que vou mais avontade mas nunca de saia pq tem que baixar vom frequência.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories