Review Canon 6D: Minhas primeiras impressões


Finalmente chegou a hora de contar pra vocês as minhas primeiras impressões da Canon 6D.
Algumas perguntas vieram pelo Instagram, outras pelo Facebook e eu tentei resumir bem. Espero que gostem!


• Porque eu escolhi essa câmera?

Já fazia um tempo que eu passei a pensar muito na ideia de trocar o "mundo cropado" pelo "full frame".
O sensor da 60D é de 14.9 x 22.3 mm, ou seja, um sensor cropado. O da 6D é de 24 x 36 mm, ou seja, um sensor "inteiro", que chamamos de full frame. Para entender mais sobre fator de corte do sensor, leia o artigo da maravilhosa Cláudia Regina, do blog Dicas de Fotografia.
Escolhi a 6D por ser a full frame de entrada da Canon, ou seja, ela é mais barata que a 5D mark III. Com o dólar nesse valor, eu teria comprado a 5D há um ano atrás. Isso me deixou muito grilada, mas tudo bem.


Fiz um comparativo com a 60D. Fotografei com as duas câmeras em cima do mesmo tripé, na mesma distância, com as mesmas configurações e mesma lente, a 40mm 2.8. Olhem a diferença de abrangência do sensor:

Canon 6D, lente 40mm, 2.8, 1/350, ISO 800.




Canon 60D, lente 40mm, 2.8, 1/350, ISO 800.

• Quais são as maiores qualidades da 6D?

O que mais me chamou a atenção foram os valores elevados de ISO que se pode usar nela com o menor ruído possível. Em ambientes escuros eu consigo fotografar com 12.800 de ISO e ter um ruído relativamente baixo que posso corrigir no tratamento da foto. Isso é maravilhoso porque odeio usar flash e amo a luz ambiente.



Fotografei lá fora do condomínio, sem luz nenhuma, apenas dos postes na rua. Usei ISO 12.800 e olhem o resultado:



Outra qualidade incrível dessa câmera é a função Wifi.
Atenção: a versão da Canon 6D com Wifi e GPS é a "WG". Se você comprar a Canon 6D (N), ela não virá com essas funções!
Com o Wifi eu posso controlar a câmera totalmente à distância pelo smartphone ou pelo notebook, além de ter o live view direto na tela do celular.







Com um sensor maior, eu tenho mais qualidade de imagem e impressão das fotos. Para mim, que trabalho como fotógrafa, isso é muito importante e está fazendo uma grande diferença.


• E pra vídeo? Ela é boa?

Não só boa, ela é sensacional! Se você procurar no Youtube video-testes da 6D, vão aparecer coisas incríveis. Separei um pra vocês verem, pois ainda não tive tempo de gravar um vídeo legal pra mostrar aqui. Logo faço um post sobre isso, prometo.



• Quais são as lentes ideais para uma câmera full frame?

São as lentes prime, as série "L" da Canon. Você pode diferenciá-las pelo anel vermelho na lente. Algumas lentes comuns não cobrem o sensor maior e podem deixar bordas pretas na sua foto.


• Quais as suas considerações finais?

Bom, para mim ela foi um avanço necessário. Eu trabalho com isso e estou muito feliz com o resultado que ando conseguindo.
Se você não trabalha com fotografia, quer apenas fotografar para uso pessoal, a 60D, por exemplo, é uma câmera maravilhosa e irá suprir todas as suas necessidades. Além de ser mais barata (praticamente a metade do preço).



Eu tinha feito um vídeo falando sobre tudo isso e mostrando como ela funciona, mas infelizmente eu ainda não estou preparada para ter um canal ativo no Youtube e ainda sou muito tímida, mesmo já tendo apresentado um programa de TV há 3 anos atrás (vai entender). Mas prometo que vou tentar gravar um bem legal e postar aqui em breve!

Espero que tenham gostado e que esse tenha sido um post bem útil!
Até a próxima!

You Might Also Like

13 comentários

  1. Super completo o post... não entendo muito de fotografia, mas o post ficou ótimo *-*
    parabens pela nova câmera e quero ver muitas fotos...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Tava pensando em comprar a 60D, mas agora que vi mais fotos da 6d vou optar por ela mesmo, onde vc comprou? Prefiro comprar em lojas que alguém ja tenha comprado e tenha feito uma boa compra.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada pela 6D desde que foi lançada. Seu post ficou ótimo, Sally! Só senti falta da sua review em vídeo rs
    E, assim como a Priscila, queria saber em que loja você comprou. Nas brasileiras que pesquisei, ela está na faixa dos dez mil (!!!!!!!) e né?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris e Priscila, eu comprei em uma loja aqui em Goiânia. Vi algumas 6Ds no Mercado Livre na faixa de preço que comprei a minha. Vou deixar o link de um vendedor bem qualificado: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549163093-cmera-canon-eos-6d-corpobolsatripe64gbkit-limpezanf-_JM

      E Chris! Eu gravei o vídeo, coloquei no Youtube e tudo, mas não tive coragem! HAHA

      Beijinhos

      Excluir
  4. Meu sonho de consumo mas ainda ta meio longe, parabéns pela compra, Full Frame é outro nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você tem um dos meus sonhos de consumo, Marcinha! A 24-70mm 2.8! Ô lente maravilhosa!

      Excluir
  5. quem diria... olhando seu facebook antigamente, você se declarava kinonzeira hahaha :p

    ResponderExcluir
  6. Adorei a câmera! Parece ser incrível, mas ela é mais recomendada para quem trabalha com isso né? As fotos ficaram ótimas
    beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ja tive minha 6d =) adoro a linha eos.. hoje tenho uma mas quase nao a uso, uso mais Nikon a D2x e D90 =) adorei sua "resenha" da câmera =D

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, era justamente o que eu estava procurando, já que quero trocar de câmera :) Ah, onde você a comprou e quanto pagou? me deixe um recado lá no meu blog depois haha >> www.blogdaninha.com.br

    Beijos,
    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que review ótima que você fez! Sério! Não sabia dessa câmera ainda, maravilhosa por sinal! Eu tenho uma Canon EOS T3, que comprei quando não tinha nem 1/3 da noção que tenho hoje sobre fotografia, isso em 2011. Hoje já entendo muito mais e sou doida pra ter uma full frame! Parabéns pela aquisão! E suas fotos são lindas! Como amo tirar fotos noturnas do céu ficaria feliz da vida com esses valores elevados do ISO! Vou começar a juntar $ pra quando for aposentar minha T3 comprar uma 6D! Adorei! :)
    Beijos!!
    http://www.diariosdearquiteta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories