"Você é muito nova para se casar"


Já perdi as contas de quantas vezes ouvi essa frase desde que fiquei noiva. Acredito que se você chegou neste texto, talvez esteja passando pela mesma situação.
Os dias vão passando, o grande dia se aproxima e as pessoas vão, cada vez mais, se vendo no direito ou na "responsabilidade" de me avisar que eu não estou me casando no tempo certo, que sou tão nova e tenho tanto para viver e aproveitar a vida antes de assumir tal compromisso.

Não, eu não fico brava quando me dizem isso. Pelo contrário.
Na verdade eu fico muito entristecida. Não por mim, mas pela pessoa que está me afirmando todas essas coisas e o principal motivo é que quem fala não vê o amor e o casamento como eles devem ser vistos.

Para começar, o tempo certo para você pode não ser o tempo certo para mim. Deus é quem sabe e quem determina isso, não eu. Se Ele colocou o meu noivo na minha vida naquele momento e nos fez amarmos um ao outro e nos conhecermos de verdade, nos dando a certeza de que juntos temos um propósito, é porque a nossa hora chegou.
Eu não acredito em noivados longos e nem em pré requisitos materiais que a sociedade supõe que duas pessoas precisam ter para que possam se casar. Se Deus uniu, ele proverá todas as coisas e nada faltará.

Sobre "aproveitar a vida", bom, eu aproveitei muito a minha. Cada fase, cada momento, cada dificuldade e cada alegria.
Sou do tipo de pessoa sentimental, que teoriza a vida na mesma intensidade que a vive. Fui uma criança feliz, que brincou de boneca até os 12 anos de idade e jogava jogos de rua com os meninos da vizinhança. Meus pais me amaram e me cuidaram muito, viajamos bastante e vivemos grandes aventuras juntos. Dei valor e me esforcei nos meus estudos. Terminei a faculdade com 21 anos de idade e nunca precisei namorar uma dezena de pessoas para crescer e amadurecer.

Quando o amor despertou dentro de mim, eu estava pronta para ele. Quando percebi que estava amando de verdade, a primeira certeza que tive foi que eu iria me casar com ele.
Dois anos se passaram até que começássemos um relacionamento e mais dois anos até o nosso casamento.

Pensando bem, realmente eu tenho muito o que viver ainda. Mas nada do que eu fizer sem ele terá sentido. O casamento não é o fim, é o começo da minha vida. É o início da minha própria família. É assim que eu quero aproveitar o resto dos meus dias a partir de agora e é assim que está funcionando para mim.

Casar com 23, 33, ou com 43 anos não importa. Nossa alma não envelhece. O essencial é que aconteça quando o amor verdadeiramente acontecer. E que seja doce e eterno para todos nós. Amém.


You Might Also Like

24 comentários

  1. AMO seus posts assim, Sally! Só li verdades e concordo com tudo o que você disse. Cada um é feliz de uma maneira e ninguém pode julgar ou opinar sobre isso, ponto final!

    Ps: as fotos estão lindas e já fico imaginando como será o post do casamento, estou ansiosa aqui hihihi <3

    Beijão noivinha do ano =***
    www.omundodelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de saber que gosta! As vezes eu desabafo e não sei o que esperar disso! Hahaha!
      E é verdade, cada um é feliz de um jeito diferente :)

      Também estou pensando tanto nas fotos do meu casamento! É muita ansiedade! hahaha <3
      Beijosssssss

      Excluir
  2. Concordo, Sally. Passo por algo parecido. 80% das pessoas, se assim a gente pode definir, acreditam que casamento não é início. É o fim.
    Mas porque? Ora, as pessoas não procuram mais a Deus, os ensinamentos e o que o casamento (mesmo fora do contexto religioso) significa.
    São duas pessoas que se ama e querem estar juntas. E deveria ser simples de entender. Mas grande parte nao entende. A sociedade poe impoe que devemos ter nossa propria vida completamente desprendido de ligacoes emocionais porque voce precisa ganhar dinheiro e ser bem sucedido e so assim a felicidade vem.
    Depois de alguns problemas serio de saude na minha familia, coisas realmente intimas e tristes, hoje eu vejo que tudo é relativo.
    Cada pessoa tem um objetivo. Se voce que ter filhos, casar, viajar, estudar, em qualquer idade, esse é seu tempo e a sua felicidade. E você por internalizar isso e saber o que pode trazer a sua vida, conseguir entender a real importancia, podera fazer o que quiser.
    É so um pouco do que eu penso, to passando por algo parecido e te entendo. Entendo a tristeza que voce sente quando houve pessoas falando de algo profundo que deveria ser o casamento como um cancer que vai te acabar. Nao é. E a pior parte é ouvir do meu proprio pai que casamento é uma merda que acaba com a pessoa e ele quer mesmo que eu ganhe dinheiro. OI? Que ensinamento voce esta tentando me passar? Que casar com a minha mae é uma merda, que voces estao juntos ate hoje sem propositos? Eu perdoo ele. Ele nem entende o que ta dizendo.
    Enfim. EU TO ACOMPANHANDO TUDO e fico feliz de verdade por você! Te entendo! Felicidadeeeesss!

    www.literalinda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Maria Clara, complicado, heim? :(
      Mas a gente não pode emprestar nossos ouvidos para esse tipo de coisa.
      Casamento é o início sim!!!!!!!! <3

      Excluir
  3. Isso mesmo Letícia, "Se Deus uniu, ele proverá todas as coisas e nada faltará." Quando ouço essas coisas de "pré-requisitos materiais", de aproveitar a vida, fico bastante entristecida com a forma de pensar das pessoas também. Aproveitar a vida? Bom, é bem melhor aproveitar a vida com alguém do lado pra compartilhar. E o resto? Deus proverá! Acredite nas promessas dEle na sua vida. Onde existe amor e casamento, tem plano de Deus envolvido! :)
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Yanka! A gente não tinha absolutamente NADA quando ficamos noivos e não estávamos nem um pouco preocupados com casa, móveis, festa de casamento nem nada. As coisas foram acontecendo e hoje temos tudo o que precisamos para viver juntos. Deus provê tudo! <3
      Deus abençoe seu casamento!
      Beijos

      Excluir
  4. Nossa perfeito teu texto e é isso mesmo.
    Eu casei com 19 anos, e todo mundo me disse essa mesma frase, até minha família, mas por sorte minha mãe confiou na gente, nos casamos e foi lindo.
    Hoje vamos completar oito anos de casados, e posso dizer sem sombras de dúvidas que eu só comecei aproveitar a vida de fato depois que me casei.
    tecontopoesia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda!!!! Casar com essa idade deve ser muito legal também! <3
      Deus abençoe teu casamento sempre mais! :)

      Excluir
  5. Adorei o seu post.
    Também passei por isso e concordo com tudo o que você falou.
    Casei com 21, e não em arrependo em nada. Até que eu estava grávida pensavam, aff rsrs
    Agora já vou fazer 3 anos de casada, e estamos aproveitando a vida e ainda temos muito o que aproveitas!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa que pensam né? "Porque você vai casar? Está grávida?"
      Complicado :(
      Aproveite sim! Casamento é uma bênção!

      Excluir
  6. Lindo texto, penso como você, quem determina o tempo certo das coisas acontecer não somos nós mas o próprio Deus, Senhor do tempo. Me casei com 28 anos, e creio que foi no tempo de Deus, pois minha vontade era de casar aos 25 anos, porém aos 25 anos, meu esposo e eu éramos apenas amigos, ahaha, nem imaginávamos que seriamos um do outro, porém quando o amor entre nós aconteceu, namoramos e noivamos em um ano e quatro meses, e tinha gente que falava isso, e ainda tinha gente que dizia que namorávamos a tão pouco tempo, mas desde o início do nosso namoro sabíamos que queríamos nos casar um com o outro. Casamos e já fizemos até bodas de papel, e creio que virão várias outras :) pois o nosso casamento está firmado na maior rocha que existe: Jesus! Mas voltando ao assunto, o problema hoje é que a sociedade dita regra para tudo, tem tempo pra tudo, pode isso e não pode aquilo, se não fizer desse jeito você não será feliz, mas uma coisa eu afirmo, quem vive em Deus e pra Ele não se abala com essas modas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindaaa!!! Sim, cada uma tem um tempo e é Deus quem decide isso!
      parabéns pelas bodas de papel! <3

      Excluir
  7. Casa mesmooooooooooo... casar é ótimo...
    Me sinto mais feliz depois que me casei!
    Me inspirei nesse seu clima de casório e vou postar sobre o meu casamento no meu blog...rsrs porque não, né? bjinS!!!
    http://www.cristianizese.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Disse tudo que eu penso nesse post! Eu estou com 20 e estou casada desde o ano passado, e como disse, tudo que ainda tenho pra aproveitar na minha vida será com ele, é assim que me sinto feliz. Realmente as pessoas veem o casamento de forma errada, mas quando se tem amor se tem tudo! <3

    ResponderExcluir
  9. Essa questão de idade é muito relativa e varia muito de pessoa pra pessoa. Meu marido com 18 anos já era totalmente independente, morava sozinho, tinha emprego fixo. Ele tem muita maturidade emocional pra independência, o que já vi gente na mesma faixa de idade bem mais sossegado com isso.

    Fora que nem tudo a gente traça, simplesmente vão tomando seu rumo como deve ser. E pelo menos por aqui, casamento tem sido uma ótima experiência. Muita felicidade para vocês! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade isso, Rê!
      Cada um é cada um. Existem pessoas mais velhas com muito menos maturidade e vontade de fazer dar certo!
      Muito (mais) felicidade para você e seu amor também! <3

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Achei seu post a coisa mais fofa e verdadeira do mundo. Desejo-te toda a felicidade, Letícia e, realmente, amor não tem idade. Meus pais se casaram com vinte anos, sendo que eles foram o primeiro amor um do outro. Eles estão casados por vinte e seis anos agora. Espero mesmo que seu caso seja assim e que Deus abençoe vocês nessa jornada cansativa porém gratificante que é o casamento.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  12. Querida Sally, é com afeto que lhe escrevo e lhe desejo todo o amor do mundo. Daqui, de longe, sentir a essência e a profundidade de cada palavra expressa aqui. Não existe idade certa para casar, o que existe é o tempo de Deus. E certeza que o seu chegou, seja feliz minha pequena Sally, viva as benção do nosso Pai celeste!

    Chuva de felicidades eu desejo a você :)

    http://believetempodeacreditar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Super me identifiquei com o texto, caso em janeiro de 2019, tenho 18 irei completar 19.... Ele 22 vai fazer 23, e ouço muitas pessoas falar que sou nova pra casar..... hoje mesmo perguntei pra um.... a vida de casado é ruim??? E pq você ainda ta casado🙄
    Fico triste

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

Top Categories