Viagem: Visitando Santos sem ir à praia!

Santos é uma das cidades mais antigas do país e também é uma das que mais tem história para se contar. Ela foi fundada em 26 de janeiro de 1546 por Brás Cuba em torno do outeiro de Santa Catarina, da Santa Casa de Misericórdia de Santos, e em torno de seu porto. De lá para cá Santos acompanhou o progresso do país.

EU S2 SANTOS!
Foto: prietoeassociados.com.br


Palco de diversos acontecimentos históricos importantes ela foi uma das peças fundamentais da economia da nação graças a seu porto, principalmente durante o período do café, quando a riqueza da cidade cresceu junto a do país graças as exportações do chamado “ouro negro”.

Hoje a economia da cidade gira em torno do porto, mas também do turismo que é uma importante fonte de renda. Porém, é uma pena que são poucos os turistas que conhecem Santos além de suas praias. 

Vista noturna da orla da praia de Santos.
Foto: marenautica.net.br

Por isso, nessa semana em que Santos completou seu 470º aniversário, deixo com vocês algumas dicas de lugares para se visitar que mostram que essa cidade é muito mais do que suas belas praias!


CENTRO HISTÓRICO E MONTE SERRAT

O centro histórico de Santos é um cenário de novela ao ar livre! Daquelas de época, sabe?

Não tem como citar a infinidade de atrativos que você pode conhecer visitando ele, muito menos a quantidade de história acumulada nas diversas ruas e prédios do lugar.

Rua do centro histórico ao entardecer.
Foto: Giovanna Varga.

Para aproveitar bem a visita chegue bem cedinho e pegue o famoso bondinho de Santos, ele te levará para conhecer as principais atrações do lugar. Caso se interesse por algum prédio ou museu, peça para descer, visite e depois pegue o próximo bondinho novamente para continuar o trajeto. O valor da passagem inteira é R$ 6,50.

Famoso bondinho de santos. Andar nele é como dar uma volta no passado.

Após o passeio vale apena pegar outro bondinho, dessa vez um que te leva para cima, lá para o alto do Monte Serrat. Lá você terá uma vista privilegiada da cidade, se quiser você pode tentar descer pelas famosas escadas do monte, onde ocorre anualmente o maior evento de bike downhill urbano do mundo. O preço do bondinho é R$ 17. 

Bonde funicular do Monte Serrat.
Foto: naondadopeixehotel.com.br

Descida das escadarias do Monte Serrat. Maior evento de bike downhill urbano do mundo.
Foto: bikemagazine.com.br

Aproveite o finalzinho da tarde para passear pelas ruas do centro e visitar os antiquários. Os postes antigos e a iluminação farão com que você se sinta na década de 30 do século passado. Tire muitas fotos! Vale a pena guardar de recordação!

Eu e a Sally sendo românticos no centro de santos! <3

Veja o vídeo que eu e a Sally fizemos no centro de santos e inspire-se para fazer o seu passeio!



BOLSA DO CAFÉ

A bolsa do café foi o coração financeiro daquilo que, um dia, foi a maior fonte de riqueza do nosso país: O café.

O prédio da Bolsa do Café é aquele grandão lá no centro ao fundo.
Foto: Guilherme Lousada

Era nesse belo prédio em que o café era negociado com os compradores europeus e americanos. Hoje o local abriga um museu em homenagem ao café. 

Interior do Museu da Bolsa do Café.
Foto: Tiago Souto

Vale apena conferir como o “ouro negro” moldou a vida da cidade e de quebra ainda aproveitar um delicioso cafezinho feito quentinho ali na hora.

Vai um cafezinho?
Foto: eloim.com.br

Ah! E se você chegar bem cedinho, lá por volta das 7 ou 8 horas da manhã, o sol estará iluminando a fachada do prédio, o que rende belas fotos!

Quer saber mais sobre o museu do café? Acesse o site clicando ao lado: Museu do Café


PARQUE ROBERTO M. SANTINI (EMISSÁRIO SUBMARINO) E JARDINS DA ORLA.

Pensa em uma cidade boa pra prática de esportes!

Santos te oferece as mais diversas opções de esportes desde os aquáticos como o surf ou mergulho, até os aéreos, como saltar de paraglider, passando obviamente pelas tradicionais opções daqueles que preferem manter seus pés em terra firme, como o skate, patins, bike, etc...

Passear de paraglider é só pra quem tem coragem mesmo!
Foto: Maria Luiza S.

As ruas de santos são planas e as principais vias possuem boas condições de deslocamento. Mas se você estiver procurando um local adequado para pratica desse tipo de esporte, vá até o Parque Roberto Mário Santini, mais conhecido como Emissário Submarino. 

Vista aérea do parque e de sua pista de skate. 
Foto: praiatemporada.com.br

Lá você vai encontrar o ambiente ideal para praticar ou apenas observar os outros praticando esse tipo de esporte!

Monumento em homenagem a imigração japonesa.

Santos tem uma conexão especial com os japoneses já que essa foi a primeira cidade a receber os primeiros migrantes daquele país. O próprio herdeiro do trono japonês, o príncipe Naruhito, foi quem inaugurou esse monumento.

Aproveite e de uma caminhada pelos Jardins da Orla de Santos, considerado pelo Guinness Book como o maior jardim frontal à orla da praia do mundo (deve dar um trabalhão mantê-lo arrumado).

Um passeio a tarde pelo jardim da orla de santos é sempre uma caminhada agradável.

PARQUE ESTADUAL MARINHO DA LAJE DE SANTOS

O parque estadual marinho Laje de Santos, ou simplesmente Laje de Santos, é uma reserva ambiental marinha que se encontra em território santista, só que a 22 milhas náuticas (aprox. 40 Km) da costa.

Parte emersa do parque Laje de Santos. 
Foto: aqualander.com.br

Ela é composta pelo topo de uma montanha de granito submersa, local de grande diversidade ambiental e rota migratória das raias mantas gigantes.

As raias mantas gigantes são no mínimo podemos dizer.... gigantes!
Foto: aqualander.com.br

O lugar é aberto a visitação, mas é necessário ter curso de mergulho. Caso você não tenha curso de mergulho, pode entrar em contato com alguma das escolas de mergulho em santos, o curso é rápido e não é tão caro e o batismo já incluso no curso geralmente é na Laje de Santos! 

No link você encontra algumas indicações de operadoras de mergulho que operam no parque: Laje Viva


PASSEIO DE CANOA HAVAIANA

Outra opção para quem quer conhecer a cidade de uma maneira um pouco mais radical é fazer um passeio pelos mares de Santos dentro de uma canoa havaiana!

Passear de canoa havaiana é uma experiência incrível!
Foto: canoacaicara.com

Algumas empresas como a Canoa Caiçara levam você para conhecer um pouco da costa santista e do Guarujá. O passeio é MUITO LEGAL, a vista e a experiência valem muito apena, mas tem que remar bastante! Prepare-se para ficar a semana inteira com dor nos braços. kkkkkk

Empresa que eu indico: Canoa Caiçara

Existem ainda muitas opções de passeios em Santos, como o Aquário Municipal, o Orquidário, a Vila Belmiro e tantos outros lugares legais de visitar que daria para escrever um livro sobre o assunto! 

Não deixe de visitar o nosso querido aquário! Tem pinguins lá!
Foto: blogdameschini

E, por último, a dica que eu deixo é: Depois que você fizer tudo, vá a praia! Afinal, eu sei que ela é tudo de bom!

Para saber mais acesse: turismosantos.com.br


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por comentar!

Top Categories